quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Em jeito de começo

Diz-se por aí que um homem para se completar tem que na sua vida realizar 3 coisas: Plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro, seguindo esta lógica eu devo de estar na fase do livro. Na verdade isto não será bem um livro é apenas a continuação de algo que já tinha começado no 11.º ano quando estudava em Valpaços. Desde essa altura tenho recolhido coisas sobre Vilarandelo (arquitectura, arqueologia, folclore, religião, curiosidades, etc), neste momento estou a passar tudo a limpo e a minha ideia é investigar mais, corrigir e completar as coisas que já tinha escrito para quem sabe um dia editar. O meu objectivo inicial é recolher a maior informação possível sobre o passado e como não podia deixar de ser também sobre o presente de Vilarandelo, para isso decidi criar um blog onde irei à medida do possível ou seja periodicamente, deixando alguma informação daquilo que já recolhi e essencialmente aproveitar o blog para que outras pessoas que tenham informação sobre o passado de Vilarandelo e das aldeias do Concelho de Valpaços me reportem neste mesmo blog. Não me vou centrar só em Vilarandelo até porque havia muita proximidade humana entre todas as aldeias do Concelho de Valpaços aceito qualquer coisa sobre: arquitectura, arqueologia, religião, curiosidades, lendas, folclore e tradições, palavras em desuso, Entrudo, fotos e outras coisas mais que se lembrem, que me poderão ser deixadas no próprio blog ou enviadas para o meu mail: paulopascoal@gmail.com .
A ideia principal é tentar não deixar perder a memória dos nossos antepassados, se ela se perder parte de nós também se perderá!
Cantar, dançar e falar hoje, o que outros cantaram, dançaram e falaram num tempo em que tudo fazia sentido, é na maior parte das vezes uma sombra apagada de outros tempos. O regresso ao passado já não se faz, nem se sente de coração, é apenas uma mera e ofusca cópia!
Infelizmente esta viagem é feita só ao nível físico! É preciso transportar-nos com toda a nossa alma ao passado, fazer uma viagem espiritual para voltar a despertar em nós os oráculos perdidos, os rituais mágicos esquecidos, o amor à Mãe Natureza. É preciso entender os seus códigos e investigar as nossas origens sem esquecer o tempo presente. O futuro, já não é futuro, apenas é uma intensa neblina que não deixa ver nada. As lições que tiramos dos nossos antepassado são as únicas bases sólidas para se construir no presente e vislumbrar qualquer coisa no amanhã!
Felizmente que aqui em Portugal há muitas instituições, entidades e associações que se preocupam e trabalham em prol do que os nossos antepassados nos deixaram, são autenticas investigadoras e guardiãs dessas memórias.
Para alem das razões aqui descritas, este Blog serve também para despertar em todos os Vilarandelenses um interesse pelo que os seus antepassados deixaram. É urgente preservar esta memória ainda viva, até porque se não nos preocuparmos, os nossos descendentes pouco ou nada saberão sobre os seus avós e bisavós.
Assim sendo, espero levar este trabalho a bom termo, postando periodicamente alguns trabalho que já tenho feito.
Um abraço Transmontano.