terça-feira, 3 de março de 2009

CARNAVAL DE VILARANDELO







O Carnaval é um dia onde nos libertamos, onde deitamos cá para fora tudo o que durante o ano, por uma data de coisas de caris moral e social, não temos coragem de deitar. Este mundo é assim! A sociedade e as religiões inventaram regras de conduta, leis morais, etiquetas, protocolos, etc. Hoje somos escravos de todas essas regras religiosas e sociais ao ponto de nos tornarmos dependentes delas e o mais grave é quando as levamos ao extremo!
Por isso, ciclicamente vemos certas nações deste mundo a por nessas “regras”, tudo em causa! Levando-os aos tais extremismos sem se darem conta que essas “regras” foram inventadas por homens e não por Deus! O homem não é um ser perfeito por isso as leis que ele inventa terão as suas imperfeições. Basta ligar a televisão e ver um noticiário para constatarmos isso!
Há momentos em que o caos também é necessário! Quando a ordem deixa de ter significado, quando a humanidade já não consegue através das leis que inventa dar “conta do recado”. Aí sim, O caos faz o seu trabalho, põe tudo em pantanas! Deixa tudo virado do avesso, destrói, desarruma, perturba e desprograma!
Depois é o recomeço, o aprender com os erros do passado, o renascer das cinzas.
O Carnaval tem esse simbolismo, não há regras nem leis morais, tudo é permitido. As milhentas regras da sociedade são no dia de Entrudo reduzidas a pó! Pomos uma máscara e transformamo-nos em loucos deixando as energias da natureza entrar em nós para nos libertar. Tudo isto é cíclico, a ordem dá lugar ao caos e o caos dá lugar a uma nova ordem.
Baseados nesta filosofia, há uns anos atrás, um grupo de jovens e menos jovens decidiram pôr mãos à obra e reiniciar o que distintos Vilarandelenses já haviam criado no passado. Temos hoje um Carnaval diferente graças ao esforço de muitos homens, alguns deles não se encontrando entre nós. Eles foram o motor de arranque para que hoje o nosso Carnaval seja considerado o melhor de Trás-os-Montes!
Constatamos que é necessária uma maior participação dos Vilarandelenses. Ainda há muita gente que tem medo de se “borrar” com a pintura. Limitando-se a estar do “lado de fora” a criticar o que se faz no “lado de dentro”. Não é fácil organizar um evento destes. A única coisa que pedimos aos Publico é compreensão e participação.
Um bem-haja aos primeiros impulsionadores do Carnaval! Um bem-haja a quem nos ajuda sem olhar a interesses!

Aqui deixo algumas fotos representativas do nosso Carnaval: