segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vilarandelo nos anos 60

A Casa do Povo de Vilarandelo tem um arquivo de fotos muito interessantes de alguns momentos de festa e de boa disposição. Este conjunto de fotos é de um meio século atrás, seleccionei algumas que para quem as veja tenha uma ideia de como era Vilarandelo há cerca 30/50 anos.
Estas fotos espelham um pouco como era uma população de Vilarandelo nas suas vivências que não seriam diferentes às das outras aldeias de Trás-os-Montes e do resto do país. A lição que tiramos ao olhar para estas fotos é que apesar da pobreza generalizada e das dificuldades da época, as pessoas tinham uma felicidade genuína, eram bairristas, tudo se fazia em prol da comunidade, da ajuda ao próximo. Hoje, a maior parte desses valores perderam-se. Talvez devido a estarmos numa sociedade mais egoístas, virada para o próprio umbigo. Vejam as fotos e tirem as devidas conclusões!
A duas fotos que vemos abaixo são relativamente recentes 25/30 anos , mas vemos como era a Fonte de Aldeia e o tanque, onde muitas mulheres vinham lavar a roupa ou levar água da Fonte de Mergulho.


Fonte de mergulho

Procissão da Festa de Vilarandelo - Anos 70


Procissão da Festa de Vilarandelo - Anos 70


Carroça de bois, que vai em direcção ao Bairro da Caçónia - anos 60/70


Procissão da Festa de Vilarandelo - Anos 70


Homenagem à Professora D. ª Amélia Castelo, uma ilustre professora que lecionou em Vilarandelo durante muitos anos. A rua que passa ao meio da Vila tem o seu nome.


Vemos aqui uma procissão em honra de Nosso Senhor dos Milagres mais antiga, pensa-se ser dos anos 40/50




A foto não tem muita qualidade, mas é da época em que a capela de Nosso Senhor dos Milagres estava mais abaixo da que está actualmente. É uma foto que terá (se não estou em erro) mais de 60 anos.



Aí está um momento de boa disposição! Um piquenique feito entre amigos. Conhece-se no centro da foto o Professor Ribeirinha, grande homem da nossa terra. Não escolhi esta foto ao acaso, também está presente a minha mãe!



Sopa dos Pobres - Há cerca de 60 anos a Casa do Povo servia cerca de 200 refeições diárias para os mais desfavorecidos da aldeia (principalmente as crianças). Nessa altura sim, era uma época de pobreza, não havia uma fartura que há hoje.




Este era o aspecto que tinha o Salão da Casa do Povo de Vilarandelo. No concelho de Valpaços, era o único espaço digno para Apresentar espectáculos de teatro, cinema e música.



A Banda Musical de Vilarandelo. Esta foto deve de ter mais de 60 anos. Pensa-se que a banda foi fundada em 1830, sobreviveu até hoje graças a um forte espírito bairrista vilarandelense. Bem hajam pela longevidade.




"Quico Melo" - Quem não o conheceu? era uma figura típica da nossa terra. Vivia da boa vontade das pessoas da aldeia.




Nesta foto está a primeira turma da telescola, que inicialmente funcionou na Casa do Povo, naquele salão onde actualmente funcionam os Correios, o Espaço Internet e Biblioteca Popular. Vilarandelo tinha o posto n. º 8 da telescola.

Quando vinha a Vilarandelo algum membro do Governo, coisa que raramente acontecia, era uma festa! Em 1963, tivemos a visita do Ministro das Corporações, Dr. Proença, eu penso que seria uma especie de Ministro da Segurança Social da altura! Vemos também na foto o ilustre Dr. Santos Carvalho e de outros ilustres Vilarandelense.


Aqui podemos ver o Salão da Casa do Povo repleto de gente a ouvir com atenção o sr. Ministro.


Vemos aqui a esposa do Ministro das Corporações a dar rebuçados aos miudo. O que me chama a atenção nesta foto é a simplicidade e com que admiração uma criança olha para os rebuçados. é como que se lhe tivessem dado a melhor prenda do mundo!


Aqui vemos a rua D. ª Amélia Castelo toda engalanada com arcos de flores, como se fosse um dia de festa de aldeia, tinham as varandas enfeitadas com os lençois todos bonitos para receber o tal representante do Governo!
Até o caozinho teve direito a foto!