quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Agosto, mês das festas/ Setembro mês da política!

Em primeiro lugar aproveito para dar os meu parabéns aos comissários da Festa de Vilarandelo2013. Para além de terem organizado um programa para todos os gostos e para praticamente todo o mês de Agosto, criaram perto do Santuário do Senhor dos Milagres (junta à escola), um novo espaço que dignificará as festas nos próximos anos. Este ano a novidade foi a noite brasileira que inaugurou o novo bar feito num tempo recorde e como disse atrás, vai dignificar e trazer a festa mais perto do espaço do Santuário. Manteve-se em relação ao ano passado (e bem) a Feirinha da Caçonia e o Torneio de Futsal. Tivemos no salão de festas da Casa do Povo (à semelhança do ano passado) um grande espetáculo de magia com o Guto mágico e outros grandes nomes da magia nacional. No dia a seguir (Quinta-feira), também na Casa do Povo, foi a vez de se celebrar os 30 anos da escola de Música Osnabruck. O Professor Francisco Doutel é a cara dum projeto que começou à 30 anos em Vilarandelo. A Gala de aniversário desta escola começou com a atuação do coro da Associação Cronologia dos Sons, também sob a Direcção do Prof. Francisco Doutel. Na segunda parte da Gala, revisitou-se algumas músicas da autoria do maestro "Chico"(como é mais conhecido). O espetáculo foi conduzido pela Patrícia Doutel, que em jeito de talkshow, intercalou a entrevista com a música. Tenho a dizer que foi um espetáculo muito bonito, indescritível, só quem lá esteve e se arrepiou(no bom sentido) com as músicas é que sabe o que estou a dizer. Eu sou da opinião que as homenagens devem de ser feitas quando as pessoas estão vivas e o Chico merecia uma homenagem destas.

Não vou aqui deixar fotos do que foi a nossa festa porque não tive tempo, até porque (embora não sendo da Comissão) também estive de uma maneira ou de outra envolvido. mas deixo aqui o blog do Sr. José Coroado: http://vilarandelo-umdiaumaimagem.blogspot.pt/ , que tem muitas imagens bonitas da nossa festa. é favor de lhe fazerem uma visita!


Na minha modesta opinião, o mês de Agosto é o pior do ano! Por várias razões: por ser tudo mais caro, porque há mais gente e a confusão é maior, porque é o mês mais quente e finalmente porque acho que há festas a mais! Ainda por cima em tempo de crise, ao invés de diminuírem, são cada vez mais, enfim, É apenas uma opinião minha.
Mas este ano o mês de Setembro é uma espécie de prolongamento de Agosto no que respeita a festas e acontecimentos. Por todo o pais proliferam as campanhas eleitorais, umas mais barulhentas que outras, onde os candidatos muitas vezes vociferam palavras de ódio contras outros candidatos. Enfim, precisamos de campanhas limpas, com menos barulho e mais debates/diálogos, com menos intrigas e mais respeito. É preciso que os candidatos e o governo incentivem o povo a ir votar, porque senão um dia correremos o risco de que a abstenção ganhe a maioria.
Depois, se não vamos votar, com que moral é que podemos falar dos políticos e da forma como nos governam?
Apelo apenas para o voto, é o nosso dever como cidadãos deste país, se nos abstemos dele, não teremos legitimidade moral para criticar o partido A , B ou C.