quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Piago (cont.2)






Escorregadouro do Piago

Noutros tempos onde não havia televisões nem computadores, a pequenada vinham aos grupos pelos campos à procura de ninhos e armados de fisgas, era uma alegria, tudo era divertimento. Por isso quando passavam pelo Piago dirigiam-se a uma enorme fraga que ali existe e vai de escorregar por ela abaixo. Cortavam ramos de giesta e punham-nos debaixo do rabo para escorregar mais rápido e não magoar tanto. Aquilo é que era uma aventura! O pior era quando chegavam a casa e as mães olhavam para as calças dos rapasolas, algumas ficavam rasgadas, outras todas verdes das giestas, enfim, já se está a ver, os miúdos recebiam um prémio por “bom comportamento”.
A verdade é que apesar de levarem uns bons tabefes, no dia seguinte estavam lá outra vez no escorregadouro do Piago! Nunca ouviram dizer que o proibido é o mais apetecido?



Piago (cont.)






Piago - Onde os moinhos contam histórias de outros tempos







O Piago é um espaço, bem junto à vilarandelo, onde de vez em quando vou para sentir mais de perto a natureza, para meditar, ou simplesmente olhar para o pequeno regato que ali passa.

Embora no Verão o pequeno riacho quase que seca, não deixa de ser sem duvida um local bem aprazível.

Ainda existem ali umas ruínas de antigos moinhos que outrora se fartaram de moer os grãos de centeio e trigo.

Outrora, o riacho corria bem mais forte que nos dias de hoje, pois era através da energia da água que as mós trabalhavam.

Os nossos antepassados sabiam aproveitar a natureza, as energias alternativas eram aqui bem exploradas.

Deixo aqui em cima algumas fotos desse local mágico que é o piago.