terça-feira, 30 de agosto de 2011

FESTAS DE VILARANDELO 2011

Normalmente as festas nas aldeias e vilas cingem-me apenas a um dia ou no máximo um fim-de-semana em honra do santo ou da santa lá do sítio. No concelho de Valpaços é assim que acontece, excepção feita a Vilarandelo, onde a duração da festa teve este ano 11 dias. Houve espectáculos culturais e desportivos para todos os gostos, senão vejamos:











Começamos na quinta-feira(18/08/2011) com o Auto da Paixão que mobilizou cerca de 80 pessoas. Assistiram a este evento de grande importância histórica cerca de 1.500 pessoas.








No Sábado foi a vez do folclore, como já é habitual, o rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarandelo organizou um espectáculo de folclore de grande qualidade. Para além do grupo da casa estiveram presentes mais 3 grupos: Coimbra(Arzila), Valongo e Montijo.







No Domingo foi a vez do desporto motorizado com o grupo TT Usprigozus de Vilarandelo a organizar uma prova todo terreno para motos e moto4, eu não estive, mas ouvi dizer que foi um êxito.



Na segunda-feira à noite foi a vez dos jogos populares, a comissão organiza alguns jogos populares para a pequenada e para os graúdos, sempre muito participada. Corridas dos sacos, corrida das cantarinhas, etc…





A noite de terça-feira foi dedicada à música vocal, no salão de festas da Casa do Povo, a Comissão de Festas em conjunto com a Associação Cultural Cronologia dos Sons, proporcionaram a uma sala cheia, momentos de puro prazer musical, A abertura da noite ficou a cargo do coro da associação Cronologia dos Sons, ensaiado pelo maestro Francisco Doutel que deleitou a assistência com temas tradicionais e um original do maestro. Logo a seguir actuou um grupo de vozes femininas do Minho(Braga) que deixaram o público boquiaberto com a beleza das suas vozes polifónicas minhotas. Depois, alguns alunos do maestro Francisco Doutel acompanhados a violino, violoncelo e piano, cantaram temas intemporais de filmes como o fantasma da ópera, Miss Xangai, etc. O final do espectáculo foi arrematado com a tuna da associação Cronologia dos Sons que levou o público ao rubro cantando temas populares.






Na quarta feira, já no santuário, actuou o grupo de musica popular “Só Tocar” que animou o pessoal que se deslocou ao santuário.



Na quinta feira foi a vez da magia. Noite organizada pelo club automóvel de Vilarandelo que através do seu presidente também ele mágico e de nome artístico “Guto Mágico” proporcionou com mais 3 colegas desta nobre arte, uma noite cheia de magia.(As fotos não são grande coisa mas dá para ter uma ideia!)






Na sexta feira foi um dia dedicado essencialmente ao emigrante. Durante o dia todo a comissão organizou um torneio de ”pétanque”, jogo, importado da França já adoptado por muitos portugueses. À noite, realizou-se a procissão das velas, ou mais tradicionalmente chamada da procissão do Emigrante em honra de S. Vicente. A noite acabou com um concerto no coreto do santuário com a Banda Musical de Vilarandelo.










Sábado é o dia dedicado a Santa Bárbara, com a procissão de manhã e durante toda a tarde o clube Automóvel de Vilarandelo organizou a já tradicional perícia de automóvel a contar para o campeonato nacional. A festa continuou pela noite a dentro com o araial e musica de conjunto.













Domingo foi o dia principal das festas, dia dedicado a Nosso Senhor dos Milagres. As bandas convidadas de Valpaços e Fajões, fizeram um concerto à tarde, e por volta da 17h começa a grande e majestosa procissão que parte da igreja paroquial e vai em direcção ao santuário. São 19 andores, 4 bandas, uma fanfarra e muitas personagens bíblicas/anjinhos.









À noite, as bandas convidadas voltaram a tocar para o imenso público presente. Por volta da meia-noite e meia iniciou um espectáculo de fogo de artificio e águas dançantes com música que deixou extasiados e boquiabertos todos os presentes, foi cerca de 1 hora de espectáculo intenso com fogo, água e música. A festa continuou pela noite a dentro, desta feita com o conjunto musical Onda Norte.


Para se fazer uma festa não é necessário convidar-se grandes artistas, em Vilarandelo, preencheram-se cerca de 11 dias de actividades culturais e desportivas quase só com a prata da casa. Todas as associações e grupos de Vilarandelo colaboram de uma maneira ou de outra com a festa, o que faz com que por um lado se poupe muito dinheiro, e por outro lado oferece-se a quem visita Vilarandelo um programa diversificado, deixando as pessoas com vontade de cá voltar para o ano.
Estive a dar uma vista de olhos no programa das festas de Valpaços e sinceramente acho-o muito pobre, desperdiçou-se rios de dinheiro em dois artistas (Micael Carreira e Jorge Ferreira) que podia ser canalizado para outro tipo de actividades culturais e desportivas durante a semana da festa. Em tempos de crise meus senhores, acho que é um desperdício gastar-se tanto dinheiro… depois, vai lá uma associação para pedir ajuda monetária para a realização de um evento e dizem que por causa da crise, só podem dar metade do que deram no ano passado, meus senhores, em que ficamos? Peço desculpa, mas é um desabafo. Eu não sou daquele que pensam que a Autarquia tem de suportar todos os eventos que as associações realizam. A questão aqui não é ser subsídio-dependente, mas sim ter um apoio monetário que dê uma ajuda satisfatória a quem queira realizar um evento.
O que vale é que enquanto houver bairrismo em Vilarandelo, com dinheiro ou sem dinheiro tudo é possível, basta que para isso todos trabalhem para o mesmo bem comum, e as festas de Vilarandelo são a prova disso...

Resta-me apenas desejar os meus sinceros parabéns à Comissão de Festas de Vilarandelo 2011 pela excelente forma com que desempenharam a missão, um bem-haja a todos.

PS: A maior parte das fotos foram retiradas do blog "Vilarandelo um dia uma imagem" de José António Doutel Coroado