domingo, 17 de julho de 2011

Grupo Folclórico de Vilarandelo na Alemanha


O grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Vilarandelo esteve presente num dos maiores festivais internacionais de folclore da Alemanha. Schlitz, foi a cidade que acolheu grupos de todo mundo: Portugal, Roménia, Argentina, Hawai, Macedónia, Nova Zelandia, Itália, Indonésia, Escócia e Alemanha. Foi um autentico encontro de povos, onde as diferenças existem para se criarem amizades para sempre. Ando no folclore há alguns anos e nunca vi nada assim. Durante os dias do festival o Folclore é rei, veêm-se muitas pessoas na cidade trajadas com as roupas tradicionais da região. O próprio presidente da Câmara de Schlitz no discurso de abertura do festival estava trajado a rigor. Foi para mim uma verdadeira lição de humildade de um povo que apesar de ter tido uma historia recente muito negra, soube dar a volta sem perder os verdadeiros valores humanos e morais.
Foi um orgulho para mim e de certeza para o resto do grupo termos tido a oportunidade de representarmos Portugal, Tras-os-Montes, o Concelho de Valpaços e Vilarandelo.
deixo aqui algumas fotos dos bons momentos que passamos na Alemanha:


À espera do nosso teste de som, no palco o seriam feitas as principais actuações do grupo


TVK - Espaço de diversão onde todos os grupos também actuaram.

Grupo de Vilarandelo em deslocação para o ensaio, sempre em alegre animação...
O gaiteiro não está porque está a tirar a foto... 


Aspecto da praça principal, pormenor da nossa bandeira lá ao fundo...


os nossos percursionistas a dar um ritmo de capoeira para os nossos guias que nos fizeram uma interessante demonstração desta arte/dança marcial brasileira.

Discurso do sr. Presidente da Câmara de Schlitz, vestido com o traje tradicional daquela região. Um exemplo  a seguir pelos autarcas portugueses...

Bela foto dos elementos do nosso grupo dançando o Malhão Antigo, dança apenas tocada a realejo, é a simplicidade transmontana.

O nosso grupo teve uma pequena colaboração, numa celebração na igreja Evangelista de Schlitz, cantando o "Bendito".

Rui Magalhães a ser entrevistado por uma TV Alemã.

Aspecto do palco à noite

Enquanto estávamos à espera do grande desfile, os grupos juntaram-se em grande animação... Imaginem só a mistura saudávelde culturas...


No encerramento do festival são acesas tochas, e são apagadas todas as luzes da cidade. As tochas são entregues aos grupos que fazem um pequeno desfile pela cidade, o espectáculo é deslumbrante e cheio de simbolismos.