quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deslocação do Rancho Folclórico de Vilarandelo a Alemanha



Este ano o Rancho Folclórico vai à Alemanha participar num festival CIOFF®. O festival tem a duração de 6 a 13 de Julho e é realizado anualmente na pequena cidade de Schlitz a cerca de 150 Kms de Frankfurt. Os festivais CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, fazem parte de uma Organização internacional cultural não-governamental (ONG), mantendo relações consultivas formais com a UNESCO. Criada em 1970, os seus objectivos são a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Actualmente o CIOFF® está representado em 89 países, e em 2010 são 147 Festivais Internacionais que se realizam por todo o mundo com o selo de qualidade CIOFF®.


A Fundação INATEL é, há 16 anos, a representante oficial portuguesa do Conselho Internacional do CIOFF®.


Este festivais são muito exigentes e requerem grande esforço por parte do grupo, tanto a nível monetário, porque têm de suportar as viagens, como a nível físico. As viagens ao estrangeiro ou a qualquer outro festival nacional não são encaradas como um passeio apenas, mas sim como uma missão: a de representar Portugal, a nossa bela região de Trás-os-Montes, o Concelho de Valpaços e como os últimos são os primeiros, a nossa simpática vila de Vilarandelo. Para estes festivais CIOFF® só são convidados grupos de qualidade, por isso é uma honra para Vilarandelo e Concelho de Valpaços ter uma participação neste género de festivais. A título de curiosidade, esta será a segunda participação em festivais CIOFF®, a primeira, foi quando fomos à Hungria em 1993.


Para quem quiser saber mais sobre este evento, deixo o endereço para o site do festival:


http://www.folklorefestival.org


Em nome do grupo, aproveito para agradecer a todos os Vilarandelenses o contributo monetário aquando do cantar dos reis pela vila. Por causa do mau tempo não nos foi possível ir a todos os bairros de Vilarandelo por isso pedimos as nossas desculpas.


Paulo Pascoal


O Carnaval de Vilarandelo



Não tarda o carnaval está à porta, este ano calha dia 08 de Março. Embora estejamos num ano de de crise e de alguma contenção de despesas, a Comissão de Carnaval "Os Maltezes" já estão a desenvolver esforços para que tenhamos um carnaval de qualidade.


Como sabem que este ano as coisas estão difíceis para todos, não farão bilheteiras, o corso irá pela estrada abaixo até ao cruzeiro, por isso, Apela-se a toda a população de Vilarandelo que participe. Apela-se também à imaginação dos vilarandelense, até porque este ano a comissão deu um tema ao nosso carnaval: “O Carnaval da crise”. Como a organização deste evento tem sempre muitos gastos, haverá como de costume, um peditório à medida que o corso vai passando.


Por isso, vamos dar um “pontapé na crise!”, um dia não são dias!!! Divirtam-se, Mascarem-se ou façam um carro alegórico, subordinado a este tema ou outro a vossa escolha. O que interessa é participar, mostrar ao país que temos um carnaval alternativo e divertido, contamos connvosco…