sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Situar Vilarandelo no mapa

Peço ao estimado leitor que procure um mapa, não um mapa qualquer, estamos a falar do mapa de Portugal, já está? Agora, procure a região de Trás-os-Montes, é aquela que está bem no topo do nosso país. Pois bem, Trás-os-Montes está também dividido em pequenas regiões diversificadas entre si. Pedimos ao leitor que se vire mais precisamente para a região do Alto Tâmega, situe-se em Chaves “coração do Alto Tâmega”.
A partir de aqui seguiremos pela estrada nacional 213, é uma estrada com bastantes curvas mas são compensadas pela beleza da paisagem.
Á medida que se vai viajando, passa-se por pequenas e simpáticas aldeias, de entre elas temos: S. Lourenço, Barracão, Vilardouro e Sá que é o ponto com mais altitude antes de chegar ao nosso destino. A partir daqui é descer até à vila seguinte, motivo principal deste trabalho, Vilarandelo.
Situado entre a denominada terra quente e terra fria do Alto Tâmega, Vilarandelo é uma vila que está a sensivelmente 672 m de altitude, rasgada a meio pela e.n. 213 e é a terceira povoação maior do Concelho de Valpaços.
Posted by Picasa
Posted by Picasa