quarta-feira, 21 de outubro de 2009

XXV.-º Festival de Folclore de Vilarandelo













Integrado nas Festas de Vilarandelo 2009, aconteceu no passado dia 22 de Agosto o XXVº Festival de Folclore.

Com uma noite de Verão agradável e com um público apreciador de Folclore, estiveram reunidos os elementos fundamentais para se poder desfrutar dos excelentes grupos que no palco do Toural actuaram e que abaixo se descrevem:

- Rancho Folclórico de Samuel – Coimbra

- Rancho Folclórico de Paranhos da Beira – Seia

- Rancho Folclórico do Baixo Vouga – Aveiro

- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarandelo - Valpaços

Apesar da desertificação que se tem sentido no interior do país com a fuga da população para a emigração e grandes metrópoles, Vilarandelo tem conseguido de alguma forma que as várias colectividades da terra se mantenham vivas e actuantes. O Rancho Folclórico é um exemplo vivo dessa tenacidade, consegue ininterruptamente chegar ao 25.º Festival de Folclore. Não é fácil depois destes anos todos conseguir manter com qualidade um grupo com uma média de 35/40 elementos.

Nestes últimos 10 anos, devido à falta de elementos, o grupo teve algumas dificuldades em assumir os compromissos agendados, mas com um esforço extra e “amor à camisola”, cá estão eles, a levar o nome de Vilarandelo e do Concelho de Valpaços por esse mundo fora.

Louvor feito por isso ao povo de Vilarandelo que aprecia e se mobiliza para ver o Festival de Folclore que anualmente fazemos na terra. A preocupação do grupo é sobretudo que as pessoas vejam um espectáculo de Folclore de qualidade, daí, se convidar apenas grupos Federados.

É a pensar nessa qualidade e na preservação da memória dos nosso avós, que sonhamos um dia ter um museu rural. Um espaço onde as pessoas de todas as idades possam recordar ou aprender com o legado dos nossos antepassados, um espaço onde poderíamos fazer um museu vivo, onde se recreasse uma desgranhada, um serão, um bailarico à moda antiga, uma malhada e onde se pudesse fazer uma exposição de artesanato, de fotografia ou de pintura, onde a população teria a oportunidade de por momentos fazer uma viagem ao passado, e aprender as lições dos nossos avós.

Criar um espaço destes seria divulgar o que temos de melhor, seria trazer a Vilarandelo turismo e até quem sabe criar emprego.

Estamos abertos às propostas dos Vilarandelenses, reconhecemos que não é fácil encontrar uma casa antiga, um espaço que se adeqúe ao projecto que temos em mente, mas vamos unir esforços para tornar realidade este sonho. Vamos unir esforços para que Vilarandelo tenha um local de excelência no que toca à divulgação das tradições da região.

3 comentários:

valmor disse...

recorddar é viver e ver isto em noticia e fotos é recordar 2008 em que gfganfei esteve aí e vieram aos 57 anos do nosso grupo . parabems a até qualquer dia.

*FDT* disse...

Oi...
Amo folclore e faço parte de um grupo parafolclórico o Frutos da Terra.
Gostaria que vocês fizessem uma visita a nosso blog.
http://grupofrutosdaterra.blogspot.com/
Fiquei admirada com o trabalho apresentado neste blog.
Obrigada pela ateção.
Abraços...

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.