quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deslocação do Rancho Folclórico de Vilarandelo a Alemanha



Este ano o Rancho Folclórico vai à Alemanha participar num festival CIOFF®. O festival tem a duração de 6 a 13 de Julho e é realizado anualmente na pequena cidade de Schlitz a cerca de 150 Kms de Frankfurt. Os festivais CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, fazem parte de uma Organização internacional cultural não-governamental (ONG), mantendo relações consultivas formais com a UNESCO. Criada em 1970, os seus objectivos são a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Actualmente o CIOFF® está representado em 89 países, e em 2010 são 147 Festivais Internacionais que se realizam por todo o mundo com o selo de qualidade CIOFF®.


A Fundação INATEL é, há 16 anos, a representante oficial portuguesa do Conselho Internacional do CIOFF®.


Este festivais são muito exigentes e requerem grande esforço por parte do grupo, tanto a nível monetário, porque têm de suportar as viagens, como a nível físico. As viagens ao estrangeiro ou a qualquer outro festival nacional não são encaradas como um passeio apenas, mas sim como uma missão: a de representar Portugal, a nossa bela região de Trás-os-Montes, o Concelho de Valpaços e como os últimos são os primeiros, a nossa simpática vila de Vilarandelo. Para estes festivais CIOFF® só são convidados grupos de qualidade, por isso é uma honra para Vilarandelo e Concelho de Valpaços ter uma participação neste género de festivais. A título de curiosidade, esta será a segunda participação em festivais CIOFF®, a primeira, foi quando fomos à Hungria em 1993.


Para quem quiser saber mais sobre este evento, deixo o endereço para o site do festival:


http://www.folklorefestival.org


Em nome do grupo, aproveito para agradecer a todos os Vilarandelenses o contributo monetário aquando do cantar dos reis pela vila. Por causa do mau tempo não nos foi possível ir a todos os bairros de Vilarandelo por isso pedimos as nossas desculpas.


Paulo Pascoal


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta notícia não só envaidece os VILARANDELENSES como os Normando-Tameganos e Transmontanos.

Nós andamos com VILARANDELO de baixo de olho!........


Tupamaro